22 de setembro de 2024

Lançamento do livro “Porto Judeu, de Logar a Vila”, resultado de um trabalho profundo e colaborativo, inteiramente elaborado por pessoas da nossa vila. Tivemos a honra de contar com duas autoras licenciadas em história, a Filomena Borba e Fatima Borba que, através de uma pesquisa meticulosa e com base em documentação original, transcreveram-na devidamente de modo a que não haja qualquer dúvida sobre a nossa verdadeira história. O prefácio, escrito pela Janete Silva, apaixonada pela sua terra natal, carrega o amor e a devoção que também sentimos, e o desenho da capa, elaborado pelo talentoso artista local, Helder Castro Dinis Tavares reflete de forma exemplar o espírito da obra. O Porto Judeu não é apenas uma vila de artistas, somos uma comunidade que valoriza a cultura, o empenho, o trabalho árduo e a união.

Os oradores que partilharam algumas palavras sobre este projeto, foram a presidente da Junta de Freguesia, Honória Leandro, que não mede esforços para o bem do Porto Judeu e cuja dedicação à nossa comunidade é um exemplo para todos nós. Seguiu-se o Professor Álamo Meneses, presidente da Câmara Municipal, cujo apoio foi essencial na contribuição financeira para a execução deste projeto, permitindo que ele se tornasse realidade e estivesse hoje nas nossas mãos. A Filomena Borba, uma das autoras, fez uma apresentação sábia e esclarecedora, com dedicação e paixão pela sua terra. E por fim, o nosso orador Dr. Francisco Simões, também filho do Porto Judeu encerrou a apresentação, com um discurso demonstrativo do orgulho na vila onde nasceu.

Tivemos ainda a honra e o prazer de ouvir o Hino ao Porto Judeu, cuja letra e música também foram elaboradas por gente da nossa vila, representando o orgulho e a identidade que todos compartilhamos. O Luis Nunes escreveu a letra, sendo o José João Silva e Francisco Rocha responsáveis pela música. Cantaram João Dutra e Rita Sousa. A noite terminou com um “Porto de Honra” delicioso fornecido pela Casa do Povo de Porto Judeu, onde todos conviveram nesta celebração.

Por fim, agradecer a todos que nos honraram com a sua presença. Que orgulho no Porto Judeu!