Panfleto distribuído aquando o desfile da nossa marcha. A marcha é linda!!!
Os critérios que constam da petição para elevação do Porto Judeu a Vila relacionam-se com a sua dinâmica e papel social actual, assim como a sua história. Neste âmbito merece referência a dedicação de um filho desta terra Olivério de Melo da Rocha, que encabeçou esta petição e acção popular em conformidade com o disposto na lei.
Dinâmica e Papel Social – Os censos de 2011 assinalam o crescimento populacional da então freguesia assim como a sua actividade económica diversificada, valências e infra-estruturas desportivas, culturais, educativas e sociais.
Merecem referência na petição, sem ordem hierárquica ou de exclusividade, as instituições desportivas, de escutismo e associativismo; a produção cultural de qualidade; a resposta social diversificada e impactante ao nível do apoio domiciliário e a famílias carenciadas (apoio que se estende às vizinhas Feteira e Ribeirinha), assim como as respostas de ATL, creche, jardim e infância e rede de amas (com mais de 350 utentes). Não mencionando nomes queremos deixar um agradecimento a TODAS as instituições e iniciativas da nossa Vila que dignificam o nome do Porto Judeu.
Breve Resenha Histórica
& “Porto Judeu (…) conserva bastantes recordações históricas, pois nele desembarcaram o capitão Bruges (Jácome de Bruges) (…) ali se estabeleceu (…) e outros ilustres habitantes (…)”.
& Elevado a Vila por Carta Régia de D. Manuel I a 12/02/1502, o Porto Judeu em 1503 ficou adstrito à Vila de S. Sebastião, como sede de concelho. Ora, o Decreto Legislativo Regional nº 29/2003/A, em alteração ao artigo 2º do Decreto Legislativo Regional 14/81/A, prevê a categoria de Vila para todas as freguesias que sejam ou tenham sido sede de concelho.
& Durante as lutas liberais travaram-se importantes encontros com os espanhóis nas baías do Porto Judeu, tendo este um importante papel na defesa da Ilha Terceira e na independência de Portugal. Veja-se a batalha “na pequena enseada da Salga, no lugar do Porto Judeu”, e a Batalha das Mós na “(…) costa do Porto Judeu…no lugar que se diz as Contendas.”
& O Distrito do Porto Judeu era o “(..)mais bem defendido e fortificado de toda a Costa (..)”, com fortalezas “(…) algumas das quais bem podemos chamar de castelos (…)”.
A Junta de Freguesia da Vila de Porto Judeu deseja a todos vós uma animada noite de São João e aguarda a vossa visita!