Lúcio Rodrigues falava domingo no Conselho Nacional da Associação Guias de Portugal, encontro que reuniu mais de 230 Guias, provenientes de diversos pontos do país, e que contou com o apoio da Direção Regional da Juventude.
Na sua intervenção, Lúcio Rodrigues destacou o crescimento registado entre o número de participantes no último Conselho Nacional realizado nos Açores, há 10 anos, e o deste ano, desafiando as jovens a regressar à Região, seja em atividades das Guias ou numa perspetiva mais turística.
O Diretor Regional salientou os projetos promovidos pelas Guias de Portugal, numa ótica de escutismo no feminino, contribuindo para “cimentar conceitos como a responsabilidade do trabalho em grupo, a solidariedade, o compromisso, a autonomia e até mesmo democracia”.
Lúcio Rodrigues traçou um paralelo entre o trabalho que as Guias de Portugal fazem e o “trabalho encetado pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, na linha da educação não formal, composta por partilha de experiências, numa perspetiva de participação cívica e de qualificação, numa aquisição de competências e de empreendedorismo para a vida”.
“Nos Açores, na Direção Regional da Juventude, gostamos de trabalhar para os jovens, mas com os jovens, envolvendo-os nos processos de tomada de decisão”, assegurou.
“Este é, aliás, um valor que partilhamos com as Guias de Portugal que, a par de outras associações juvenis, são parceiros fundamentais para o desenvolvimento harmonioso dos jovens Açorianos”, frisou Lúcio Rodrigues.
A plataforma de voluntariado jovem ‘Tu Fazes a Diferença’ está acessível no endereço eletrónicohttps://voluntariadojovem.azores.gov.pt/