Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ)

Governo dos Açores apoia empregabilidade jovem através dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores, no âmbito das medidas de apoio à empregabilidade jovem, tem reforçado a capacidade dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), disponibilizando formação às equipas técnicas e procurando incluir mais parceiros na rede regional de suporte a esta resposta social.

Andreia Cardoso, que falava à margem de uma visita ao projeto ‘As Nossas Quintas – Cultivar Vocações’, desenvolvido pelo CDIJ da Cáritas da Ilha Terceira, considerou “importante” que as equipas técnicas destes centros “estejam cada vez mais e melhor preparadas para acompanhar as necessidades de inclusão dos jovens a todos os níveis”.

“É fundamental que a rede de suporte dos CDIJ seja o mais abrangente possível porque promover a inclusão dos jovens é quebrar ciclos de pobreza e, nesse sentido, de quantos mais instrumentos dispusermos, melhor é o resultado do nosso trabalho”, afirmou.

“No próximo mês de abril, iremos ratificar o protocolo, passando a integrar as direções regionais do Emprego e Qualificação Profissional, da Educação, do Desporto e da Prevenção e Combate às Dependências”, adiantou Andreia Cardoso, salientando que se trata de “uma medida que já estava prevista no Programa do Governo e que agora toma forma”.

Além do aprofundamento da articulação e colaboração com outros departamentos do Governo dos Açores, Andreia Cardoso destacou o investimento que tem sido feito no reforço e qualificação das equipas técnicas destes centros, nomeadamente através da formação.

“O Governo dos Açores promoveu, em fevereiro e já neste mês de março, ações de formação sobre a prevenção de consumos e saúde mental, que envolveram uma centena de técnicos das ilhas de São Miguel, Terceira e Faial”, revelou a Secretária Regional, para quem “a formação desempenha um papel determinante”.

“Além da reabilitação psicossocial dos jovens que já se encontram em situação de risco comprovado, é igualmente importante assegurar intervenções orientadas para a prevenção da exposição a situações de risco”, frisou.

Como exemplo, Andreia Cardoso destacou o sucesso do projeto que hoje visitou, uma iniciativa que trabalha a promoção de competências teóricas e práticas para a empregabilidade em áreas do setor primário para jovens em situação de maior vulnerabilidade social (entre os 18 e os 26 anos).

“É uma intervenção à qual é atribuída grande relevância na proposta de Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, mas é também uma área em que temos observado e apoiado inúmeros projetos já com provas dadas, o que só vem fortalecer a importância de continuar a apostar nestas iniciativas”, afirmou.

O projeto ‘As Nossas Quintas – Cultivar Vocações’, que agora completa um ano, “é prova de que o CDIJ tem tido a capacidade de ir além do trabalho de estabilização, escolarização e formação dos jovens, dinamizando projetos que promovem a integração laboral desses jovens”, acrescentou.

“A Cáritas da Ilha Terceira é nossa parceira de longa data, trabalha connosco em várias frentes e é muito gratificante conhecer e promover as iniciativas que as instituições desenvolvem com sucesso, mas em que o principal retorno é a melhoria das condições de vida dos seus participantes”, salientou a titular da pasta da Solidariedade Social.

Atualmente, existem 10 Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil na Região, a funcionar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

Estes centros constituem uma resposta social criada especificamente nos Açores, que visa promover o desenvolvimento de ações socioeducativas junto de jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, em situações de risco e/ou oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos e multiproblemáticos.